domingo, 11 de maio de 2008

A feira de Barcelos


O aparecimento da feira de Barcelos data de 1412. Foi concedida por D. João I, em carta de 19 de Fevereiro do mesmo ano, a pedido do Conde de Barcelos D. Afonso, seu filho. Ao longo dos tempos sofreu inúmeras alterações, nomeadamente, no dia de realização, época do ano e local, até se fixar no local onde actualmente se realiza. Fixou-se à Quinta Feira, com periocidade semanal. Neste dia Barcelos enche-se de gente que vem à feira fazer as suas compras semanais ou, pura e simplesmente, para fruir o ambiente de festa e de convívio social que todos os “dias de feira” trazem à cidade e que fazem desta um acontecimento de importância regional.
Desde a noite de 4ª feira começam a chegar os primeiros feirantes ligados ao sector agrícola. Pelas seis horas da manhã já o talhão dos produtos hortícolas está completo, e a azáfama do descarregar das últimas camionetas e tractores é grande e faz lembrar as lides tradicionais do mundo rural que por alguns momentos se transporta para o centro da cidade. Em seguida começam a chegar os camiões da fruta. Pelas 7h30m, dá-se a explosão , os feirantes chegam de todo o lado e assentam arraiais. Pelas 8 Horas toda a feira se apresenta convenientemente preparada para os visitantes e turistas que, de paragens longínquas, aqui se deslocam para ver o artesanato, os produtos hortícolas e as flores e toda a tipicidade e tradição associados a estes produtos..
Este certame é um pretexto para os cidadãos do concelho se deslocarem à cidade para tratar de assuntos diversos. É usual encontrar pessoas reunidas, no Largo da Porta Nova, a negociar ou, pura e simplesmente, a desfrutar do ambiente de “feira”. Vir a Barcelos à Quinta –Feira, para muita gente, é já um acto de tradição. Não falta a esta feira o espírito festivo e de romaria que, normalmente, as feiras tradicionais de antanho possuíam. É, por isso, que esta continua a ser um marco do produto turístico local e regional.
Esta feira semanal, considerada uma das mais tradicionais e antigas do Norte de Portugal, é um dos palcos privilegiados de contacto com a vivência e cultura das gentes do Minho e dos Barcelenses em particular.





1 comentário:

Sérgio Gonçalves disse...

Parabens pelo blogue, é bom que haja muitos blogues a dar a conhecer todo este Minho.

http://wwwbragablog.blogspot.com/